Fale conosco via WhatsApp

Sexta, 19 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Easy Campo Grande 107,1 fm No Ar: Morena FM na Madrugada

Notícias

Renato Russo e Operação Será: Cantor não tem músicas inéditas, dizem produtores

Renato Russo e Operação Será: Cantor não tem músicas inéditas, dizem produtores

27/10/2020 - 13:56

Produtores musicais que trabalharam com a obra de Renato Russo - em vida e após sua morte, em 1996 - negaram que os materiais do artista citados em um relatório encontrado durante uma operação policial, nesta segunda-feira (26), sejam músicas inéditas.

A Delegacia de Repressão a Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) divulgou ter apreendido, em um estúdio na Zona Sul do Rio, o documento que menciona supostas obras nunca lançadas pelo vocalista da Legião Urbana. Entenda, abaixo, os principais pontos do caso:

-A Operação Será, da Policia Civil do Rio, começou há cerca de um ano, depois de uma denúncia feita pelo filho de Renato, Giuliano Manfredini;

-Nas buscas desta segunda, os policiais afirmam ter encontrado o documento que cita 30 músicas nunca lançadas oficialmente. Entre elas, segundo os agentes, estão versões de canções da Legião Urbana e algumas que podem ser inéditas;

-Um dos alvos da investigação é o advogado, escritor e pesquisador Marcelo Fróes, produtor de álbuns póstumos de Renato;

-Fróes nega ter se apropriado indevidamente de obras do cantor. Segundo ele, não há músicas nunca divulgadas de Renato, mas sim gravações inéditas de canções já lançadas;

Carlos Trilha, produtor dos álbuns solo de Renato, comentou o caso, também afirmando que não existem músicas inéditas. Segundo ele, as obras citadas no relatório podem ser remixagens e letras nunca usadas, que estariam sendo musicadas por outros artistas.

"As tais 'versões inéditas' de músicas que já existem é quase certo que sejam remixagens, utilizando as vozes guia das faixas que possuíam este registro. Renato odiaria isso", escreveu Trilha em uma publicação no Facebook. O G1 tentou entrar em contato com o produtor, mas não recebeu retorno.

Já Fróes, que trabalhou em projetos póstumos de Renato, conta ter entregue à família do cantor, em 2002, um relatório com o levantamento de materiais musicais achados em uma gravadora e em acervos pessoais.

Ao G1, ele diz não existir, nesse documento, qualquer menção a canções de Renato ou da banda ainda desconhecidas pelo público. "Até porque, se existissem, já teriam sido lançadas no passado."

"É fundamental que as pessoas entendam a diferença entre música inédita, aquela totalmente nova, que ninguém nunca ouviu, e gravação inédita, que é a música já conhecida, gravada de uma forma diferente", explica o produtor.

"Se falarmos em gravações de músicas já conhecidas, posso afirmar que existem muito mais do que 30 inéditas. Há muito material guardado, que também tem um altíssimo valor histórico."

Fróes afirma que, desde o disco póstumo "Duetos", de 2010, não trabalhou em outros projetos ligados à obra de Renato. Para ele, a operação policial que busca músicas inéditas do cantor é "fruto de uma falha de comunicação".

Fonte: G1 Música

Morena FM 107.1 - Rua Santana, 170 - Jardim Tv Morena, Campo Grande - MS,
CEP 79051-200. Contato Comercial.: 67 3348-2041
Home
Sitevip Internet